O nascimento da Pernambucanas, da Lacoste, da Santista e da Biba; a patente do soutien; a criação da FENIT, do Museu das Artes da Moda e da Academia Brasileira da Moda; o lançamento do perfume Chanel n.º 5 são algumas das mais de cem variadas informações culturais e históricas apontadas pelo autor como curiosidades marcantes do século XX na moda.
De maneira objetiva, singular e simples, João Braga engloba neste livro fatos relevantes e representativos no processo de construção da identidade comportamental, conceitual e estética dos seres humanos. Fatos que ocorreram anualmente entre os anos 1901 e 2000 não só na moda de roupas propriamente dita, mas também nos aspectos relacionados a essa indústria como um todo, incluindo calçados, joias, acessórios, penteados, maquiagens e diálogos da moda com a arte pelo mundo e pelo Brasil.
Sobre o autor
João Braga, membro da Academia Brasileira de Moda, é estilista, pesquisador, articulista e professor de História da Moda, História da Arte, História da Joalheria, Estética e Cultura de Moda da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Faculdade Santa Marcelina.
Autor dos livros Reflexões sobre Moda (v. I, II, III e IV), pela Editora Anhembi Morumbi; Um Século de Moda e História da Moda: uma narrativa, pela D’Livros; Tenho Dito: Histórias e Reflexões de Moda, pela Editora Estação das Letras e Cores; e coautor de quatro outros títulos na área de moda.
Para se tecer a trama da intrincada história da moda com um panorama pormenorizado sem grandes aprofundamentos, este livro leva o leitor, de maneira simples e objetiva, por uma viagem no tempo e no espaço, desde os primórdios da humanidade até os dias atuais, com informações preciosas relativas à indumentária e à moda.
Esta publicação, que se tornou o livro didático de moda mais adotado e mais vendido do Brasil, nesta nova edição revista, atualizada e ampliada, vem com desenhos retratando cada época histórica e com isso o leitor terá uma melhor perspectiva das formas, dos volumes e dos padrões estéticos de cada um dos períodos abordados, além de um capítulo especial sobre o jeans.
Sobre o autor
João Braga, membro da Academia Brasileira de Moda, é estilista, pesquisador, articulista e professor de História da Moda, História da Arte, História da Joalheria, Estética e Cultura de Moda da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Faculdade Santa Marcelina.
Autor dos livros Reflexões sobre moda (v. I, II, III e IV), pela Editora Anhembi Morumbi; Um século de moda, pela D’Livros; Tenho dito: histórias e reflexões de moda, pela Editora Estação das Letras e Cores; e coautor de quatro outros títulos na área de moda.
Neste livro, em vinte pequenos capítulos, da historiadora Vitalina Alves de Lima, pela D’Livros Editora, são documentadas e analisadas as roupas ao tempo de Jesus Cristo, tomando como base os textos dos quatro Evangelhos.
Sobre a autora
Vitalina Alves de Lima é graduada pela PUC-SP em História. Bacharel licenciada. Pós-graduação em Direito do Trabalho pela FAAT e bolsista do MEC. Artigos no Jornal da Tarde, Shopping News, revistas, sites e cadernos de tendências. Participante no livro História da camiseta (Cia. Hering) e no vídeo do livro História da moda no Brasil: das influências às autorreferências (Pyxis Editorial). Orientadora de pesquisas, palestrante e participante de debates. Professora do Senac-Moda (Faustolo-SP) no curso de pós-graduação em História da Indumentária e da Moda. Professora da Faap nos módulos de Cultura de Moda.
João Braga
editora: D’Livros
1.ª edição 2018
ISBN 978-85-86438-61-5
páginas: 72
formato: 13x18 cm (larguraXcomprimento) + 0,5 cm (altura/lombada)
capa: brochura
peso: 0,120 g
R$ 25,00 + R$ 5,00 (frete)